Análise musical #1: Getaway Car


Que a Taylor Swift é uma das maiores cantoras do mundo, você provavelmente sabe. O que talvez você nãos saiba, especialmente se você não entende inglês ou não pesquisa a letra das músicas, é que a Taylor é uma grande compositora e as letras dela são incríveis! Esse é um projeto piloto aqui do blog para analisarmos músicas, de preferência pop, e talvez aprender um pouquinho de inglês. E eu resolvi começar com a Taylor e com a música 'Getaway Car', do álbum Reputation de 2017 (que aliás, é muito bom!).

Análise em versos
Verso 1
(No, nothing good starts in a getaway car)

It was the best of times, the worst of crimes
I struck a match and blew your mind
But I didn't mean it
And you didn’t see it
The ties were black, the lies were white
In shades of gray in candlelight
I wanted to leave him
I needed a reason

Nessa música, Taylor faz uma metáfora *muito boa* entre um carro de fuga e um tipo de relacionamento. Ela já inicia nos dizendo que nada bom começa em um carro de fuga, ou seja, apesar de ser uma música animada no ritmo, é uma história que não terminou muito bem. Aqui ela nos diz que precisava deixa-lo, provavelmente o seu parceiro atual, mas precisava de uma razão. Nessa situação, ela entra em um carro de fuga, um tipo de relacionamento que desde o início estava atrelado a superação da sua antiga paixão.

Pre-refrão
X marks the spot where we fell apart
He poisoned the well, I was lying to myself
I knew it from the first Old Fashioned, we were cursed
We never had a shotgun shot in the dark (oh!)

A metáfora do carro de fuga e de crime continua aqui. "O X marca o lugar onde nós nos despedaçamos" Aqui uma observação linguística: esse fell apart pode significar, se despedaçar, mas acredito que nesse caso, o significado usado foi de colapso emocional ou de lidar com uma falha, com um erro. Continuando na metáfora, o X lembra aquelas reconstituições das cenas de crimes. Acho que o principal desse verso é o fato que desde o principio, eles tinham tudo pra dar errado, desde o lugar onde se conheceram, o envenenamento, as mentiras, enfim.

Refrão
You were driving the getaway car
We were flying, but we'd never get far
Don't pretend it's such a mystery
Think about the place where you first met me
Riding in a getaway car
There were sirens in the beat of your heart
Should've known I'd be the first to leave
Think about the place where you first met me

In a getaway car (oh, whoa)
No, they never get far (oh, whoa)
No, nothing good starts in a getaway car

Mesmo que eles estivessem se movendo, era como se não saíssem do lugar, eles nunca chegaram longe. A fuga foi marcada pela apreensão e adrelina, 'there were sirens in the beat of your heart'. Ela pede para que seu parceiro tenha noção do que eles são, do lugar em que se conheceram. São dois fugitivos, desde o começo estão marcados por isso.

Verso 2

It was the great escape, the prison break
The light of freedom on my face
But you weren't thinking
And I was just drinking
Well, he was running after us, I was screaming: Go, go, go!
But with three of us, honey, it's a sideshow
And a circus ain’t a love story
And now we're both sorry
(We're both sorry)

É óbvio que o momento da fuga foi bom, relembra a cantora nesse verso. A sensação de libertação e de liberdade foi ótima, mas ela já adverte: ele nem estava pensando e ela estava bebendo. A cena da perseguição é completa pelo outro (o ex) correndo atrás deles. Para mim é muito mais uma metáfora de que o fantasma da fuga continuou acompanhando a nova relação e ela continuava a se segurar nessa fuga, como era sua melhor opção. Apesar de tudo, isso não é uma história de amor e agora eles estão arrependidos pela confusão.

Ponte

We were jet-set Bonnie and Clyde
Until I switched to the other side, to the other side
It's no surprise, I turned you in
'Cause us, traitors, never win

Aqui fica claro que não há nenhuma glória nessa fuga. No final, ela se sente uma perdedora, pois aqueles que traem nunca ganham nada.

Conclusão

Eu achei extramente inteligente a forma que a Taylor abordou esse relacionamento de escape, usando essa metáfora de crime. E pelas palavras usadas na canção, percebe-se que realmente ela se sentiu uma criminosa e que a fuga não valeu a pena. Muito inteligente também entender o que essa relação significou para ela, pois, parece, que seu parceiro de fuga queria tratar esse momento como algo romântico ou especial.Sei que ela é acusada de só falar dos seus relacionamentos, mas ela sempre consegue trazer um toque novo, uma nova perspectiva para esses relacionamentos.

E você, concorda com a análise?

Qual outra música você gostaria de ver a análise aqui?

Vamos conversar!
Até a próxima!

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário