5 lições que aprendemos com A Barraca do Beijo e outros filmes teens


Os filmes teens e as comédias românticas são clichês, todo mundo sabe. Eles marcam nosso imaginário e expectativas de relacionamento, de forma profunda. Nos últimos anos tenho visto muitas pessoas analisando e problematizando alguns desses clichês. Neste fim de semana foi lançado a continuação do filme A Barraca do Beijo, na Netflix. Eu não me lembrava dos detalhes do filme, por isso voltei para assistir o 1, assim como muitas pessoas, porque o filme até voltou para o Em Alta da Netflix. E eu achei muitas questões problemáticas..

Bom, direto ao ponto, essa é uma análise de algumas 'lições' que esse filme nos ensina( A Barraca do Beijo 1), de alguma forma.

CONTÉM SPOILER




#1 - Os caras mais gatos também são agressivos, e tudo bem.

Noah é o bonito, o popular, o sociável e o pegador. Ah, ele também é bastante agressivo e explosivo, e se envolve em brigas facilmente. Mas essas brigas são justificadas na defesa da sua amada, Elle. Na primeira briga, Noah bate no garoto que assediou Elle. Na segunda briga, um garoto força Elle a acompanha-ló, ela grita não. No mesmo momento Noah surge, e só assim o garoto realmente a larga. De fato, são violências que as mulheres estão expostas a todo momento. Porém, o fato de que a única forma que Elle consegue sair dessas situações é pelo 'respeito' que Noah impõe, é bastante problemático. Reforça a ideia de que a mulher deve sempre ter alguém para protegê-la, pois essa é a única forma de uma menina viver 'segura'. Na verdade são duas lições aqui. Seja como for, a agressividade do Noah é justificada e vista como ok. Ah, e não é só Noah que é agressivo, seu irmão também. Apesar de não se envolver muito em brigas porque não tem porte para vencê-las, Lee também se envolve em dois conflitos, um para defender Elle do garoto que a assediou, e depois ele tenta brigar com o irmão quando descobre que ele está ficando com sua melhor amiga. Homens são agressivos naturalmente e aparentemente, tudo bem com isso. 

#2 - Ele é agressivo com ela?

Lee encontra Elle e Noah no quarto juntos, ele está cuidando de um ferimento dela. No mesmo momento, Lee suspeita que Noah a agrediu. Isso tudo é negado e ambos não acreditam na capacidade de Lee de realmente achar que o irmão poderia ser agressivo com Elle. Na verdade, em uma das cenas, logo após a briga na praia, Noah grita com Elle, dá um murro no carro e  manda ela entrar no carro. E ela entra, mesmo sem querer. O garoto costuma dizer que Elle fica linda quando é mandona, porém ele não fica nada fofo sendo agressivo. Acreditar que esse tipo de relacionamento é bom é muito problemático! Faz com que as mulheres aceitem violência como parte do amor, dificultando mais ainda a identificação dos relacionamentos amorosos e tóxicos.

#3 - A namorada rehab!

Claro que Elle não concorda com a agressividade de Noah, inclusive essa é uma das exigências dela para aceitar namorar com ele, nada de brigas. Os dois estão juntos no quarto, ele cuidando de um machucado dela e o assunto das brigas vem a tona. O garoto confessa que já passou por vários especialistas por causa da agressividade dele, e Elle garante que acredita que ele pode melhorar e mudar. Pouco depois, Noah discute com o Lee e ameaça iniciar uma briga. Elle se coloca a frente dele, e pede para que olhe para ela. Logo, Noah se acalma. Isso para mim grita a mulher rehab, capaz de ajudar o homem a lidar com seus piores traumas. É um clichê bastante recorrente nos filmes, e de fato, muitas mulheres acreditam que precisam ser praticamente clínicas psicológicas para os parceiros. Não é justo que as mulheres carreguem esse peso, e ninguém muda ninguém. Provavelmente, não é uma paixão que vai fazer com que homens deixem de ser agressivos.

#4 - A garota diferente!

Um clássico dos filmes adolescentes: a menina diferente que é capaz de conquistar o mulherengo. Noah já ficou com várias garotas, mas não foi nada demais. Com as outras, foi apenas diversão. Amor de fato é só pela Elle, a garota diferente. Ela é divertida, mandona, não fica babando em cima dele, faz a 'difícil', o que o deixa maluco. Ela briga com ele se for preciso, porque ela não é como as outras garotas que só querem ficar com um cara bonito. Ela é diferente! Inclusive em uma cena, Noah está beijando uma garota, quando Elle chama ele. A garota fica brava com a interrupção e Noah manda ela ir embora, esnobando a menina. Depois ele ainda diz para Elle que a garota tinha gosto de Cheetos. Percebe como as outras não chegam aos pés da Elle? Esse tipo de visão, além de ser distorcida, reforça a rivalidade feminina, para que as meninas se vejam como melhores ou piores, dependendo de como elas são. Ah, a garota diferente é capaz de mudar todo o histórico do cara e fazer com que ele finalmente se comprometa com uma menina só, que ele se apaixone de verdade.

#5 - Ele é um protetor!

Um dos primeiros indícios que Noah está apaixonado por Elle é sua tentativa de controlar a vida amorosa da garota. Isso incluiu ameaçar qualquer garoto que se interesse sair com ela, e uma cena em que ele manda ela sair do banheiro masculino, no qual ela entrou por engano. A própria Elle narra que acha isso fofo de alguma forma. Esse tipo de 'proteção' é romantizada constantemente. Mesmo que ele estivesse a fim dela, isso não justifica impedir outros garotos de sair com ela. Logo ele, que fica com várias garotas. Irônico né? Esse é outro sinal de relacionamento abusivo que acontece com frequência e é traduzido como amor, cuidado, proteção...Mas é apenas controle mesmo.

E aí, qual lição ficou de fora? Me conta o que você achou! Até a próxima!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário