Olivia Rodrigo estreou em 8 de janeiro com driver's license, que tornou-se rapidamente um hit, atingindo marcas impressionantes. Sorte de iniciante? Acho que não, seus próximos singles também estão indo incrivelmente bem, e good 4 u chegou a posição #1 dos charts americanos e seu álbum deve alcançar números impressionantes também. Mas por que tanto barulho em volta de Olivia?
Confesso que eu subestimei ela desde o começo e nem dei muita atenção à driver's license - apesar de que depois, acabei gostando da música também. Não acompanhei os outros singles dela, porém, não resisti a ouvir o álbum e que bom que eu ouvi esse álbum! Posso afirmar que ela merece cada um dos recordes que está quebrando, não é só 'modinha': Olivia Rodrigo é incrível mesmo!! Apesar de vir da Disney, ela conseguiu fazer uma trajetória bem diferente da antiga leva de artistas teens, colocando muita personalidade no seu trabalho. Vamos ao SOUR.
#1 brutal
Ouvi os primeiros segundos dessa música e fui convencida a ouvir o álbum todo rapidinho. Sempre acho que a música #1 do álbum precisa causar um impacto, e brutal é perfeita para isso. Para todos aqueles, que assim como eu, não imaginava que Olivia também fazia músicas pop rock, pop punk, etc. O timing é perfeito, faz tempo que ninguém causa impacto com músicas desse estilo, e após a invasão dos anos 80, será que estamos de volta com o rock dos anos 2000? (Miley fez isso lindamente com o Plastic Hearts). Além de causar impacto pela música em si (o contraste da intro e do restante da música me lembrou XS, da Rina), a letra é sobre a adolescência, sobre ter 17 anos e aqui já dá pra ver que ela é muito honesta nas suas letras.
#2 traitor
Você provavelmente já sabe que Olivia teve um rompimento com outro ator famoso, enfim, tem toda uma história em volta disso, mas estou aqui só pela música. "You didn't cheat, but you're still a traitor". As letras são muito boas, é fácil de entender, grudam na cabeça, são inteligentes. Traitor é uma das mais populares entre o público e lembra bastante a estrutura de driver's license, mas não soa repetitivo. É uma música muito boa e colocar ela no início do álbum foi uma ótima ideia. Será o próximo single?
#3 driver's license
A música funciona bem após traitor. Não vou comentar muito sobre, porque todos já ouvimos essa música milhares de vezes.
#4 1 step forward, 3 steps back
Fãs de Taylor identificam o instrumental de New Year's Day instantemente né? Olivia usa a base para os versos dessa canção que fala de uma relação bastante problemática!! Quero destacar como a voz dela é maravilhosa né? Ela consegue colocar muita emoção na voz, o que permite que uma música mais 'simples' como essa fique tão linda.
#5 deja vu
Eu não acredito que não ouvi essa música antes, que perfeição! Estou apaixonadinha nela! É maravilhoso essa crescente que a música faz do meio pra frente, a guitarra distorcida é tudo! Nessa ponte ela meio que refaz toda a letra dos versos da música (ele vai tocar Billy Joel pra você, mas eu que ensinei ele, sabia?). As backing vocals da ponte me lembram um pouco Miss Americana também. Enfim, minha mais recente obsessão.
#6 good 4 u
O timing para lançar essa música é perfeito, porque ela lembra muitoo Misery Bussiness, mas isso foi a tanto tempo atrás, que a música é legal e soa fresh! Mesmo usando referências muito claras, Olivia consegue fazer essa música muito dela, não soa repetitivo, até porque ela já mostrou outras versões dela com os singles anteriores. Adoro (de novo) os vocais dela aqui, cheios de atitude e personalidade.
#7 enough for you
Outra baladinha, dessa vez voz e violão. Pausa para ressaltar que a produção desse álbum está impecável. Dito isso, não é a minha música favorita ou a que se destacou pra mim nessa primeira ouvida. É bonita, é sensível e fala sobre aquele mesmo relacionamento ~problemático~.
#8 happier
Mesmo já tendo falado bastante sobre o término, happier consegue adicionar um sentimento e ser bastante honesta. Amei essa letra, I hope you be happy, but don't be happier. Ouvi dizer que ela tinha 15 anos quando escreveu essa música (!!). Ela tem um toque de música de baile, lembra Love On Brain, Only Love Can Hurt Like This e até um pouco de Thinking Out Loud. Também acho que pode ser um single muito promissor.
#9 jealousy, jealousy
Essa música soa muitooo fresh, mesmo já estando no fechamento do álbum. Ela segue mais a temática de brutal, falando sobre comparação e a constante insatisfação que nos ronda quando estamos nas redes sociais. De novo, muito honesta a letra e super relatable. Para cantar aos berros nos dias de bad, total. Também amo a produção, o estilo dessa música, o refrão não explosivo. Uma das minha favoritas também.
#10 favorite crime
Talvez seja a minha favorita até agora. É outra balada com violão e a linda voz da Olivia e das suas backing vocals, que deixam a música ainda mais especial. Não sei porque, o jeito que ela canta aqui me lembra muito Lorde, e até as backing vocals, as harmonias (lindas!!). Mas essa me ganhou mesmo depois da ponte e no último refrão, meu Deus, arrepios. Que coisa linda!! Único defeito é não ser maior. Aliás, se você também gosta dessa, Olivia lançou uma performance dela no Youtube.
#11 hope ur ok
Após entender a letra dessa música, ela cresceu pra mim, mesmo que eu não ouça ela muito, tenho muito respeito por Olivia ter escrito algo assim. Basicamente, ela conta de dois amigos diferentes que têm histórias complicadas e ela deseja que eles estejam bem. Essa é uma forma linda de disser eu apoio a comunidade LGBT sem necessariamente dizer com todas as letras. O refrão também me lembra muito Lorde. E SOUR acaba com esse gostinho de quero mais...
Conclusão ...
Sim, o trabalho de Olivia é incrível. Seu álbum é versátil, fresh, marcante. É fácil identificar influências, mas nada soa repetitivo pois ela consegue manter um pacote completo que não parece com nada que outra artista já fez. As letras lembram Taylor, mas Taylor nunca cantaria uma música como brutal. Algumas músicas parecem Paramore, mas a personalidade dos vocais delas e suas outras facetas são originais. Olivia é herdeira de Billie, uma mulher jovem que consegue colocar sua personalidade e fugir da fórmula de boa garota jovem, como vimos Demi, Selena e Miley passar quando eram teens. Por ser da Disney, Olivia consegue romper ainda mais, tendo uma equipe visionária que aposta muito nela e permite que ela expresse seu melhor lado.