![]() |
Casa Rio Vermelho |
As atrações mais famosas de Salvador todo mundo já conhece: Barra, Pelourinho, Mercado Modelo... Mas essa cidade têm atração para todos os gostos, e no roteiro de hoje vamos fazer um passeio cultural muito massa, não perde nenhuma dica, hein?
ROTEIRO SALVADOR 2024 - PASSEIOS CULTURAIS
DURAÇÃO: dia todo (pode começar por volta das 09 horas que dá tempo!)
TRANSPORTE: Preferencialmente Uber, pois as distâncias são longas e o estacionamento é limitado
IDEAL PARA: quem curte passeios mais culturais e fora do óbvio
CASA RIO VERMELHO
Começamos o dia nessa atração incrível, que fica no Rio Vermelho. Essa é a casa que Jorge Amado e sua esposa Zelia Gattai viveram, e ela foi muito bem adaptada para se tornar um atrativo aos turistas. Do jardim lindinho e muito bem cultivado, aos azulejos com os orixás de cada um, essa casa respira literatura e arte. Destaques para o quarto dos dois e para uma salinha perto da cozinha, que é cheia de gavetas. Cada gaveta tem uma carta de Jorge para personalidades, como a Yoko Ono! Sério gente, muito legal, encantador esse espaço! Devo ter ficado quase 2 horas por ali. No final tem uma lojinha quase irresistível...
Valor: R$20 inteira e R$10 meia
SANTO ANTÔNIO ALÉM DO CARMO
Na hora do almoço, a dica é conhecer o bairro Santo Antônio Além do Carmo, que fica acima do Pelourinho. É um bairro famoso por seus barzinhos, restaurantes, vistas bonitas e vida boêmia! Fui durante o dia, mas ele também é bem agitado a noite. Rende fotos lindas! Ali em cima também ficam Igrejas (que não são tão bem conservadas como as lá de baixo) e o Museu do Mar (que estava fechado no dia que fui).
Almocei no Bar do Ulisses, estava bem gostoso e achei o preço justo, com vista para a Baía de Todos os Santos. Tem também lojinhas, o Plano Inclinado (que é a 'primeira versão do Elevador Lacerda', a modo muito grosso de explicar), praçinhas fofas, enfim. Super agradável. Você pode combinar esse bairro com um passeio pelo Pelourinho também.
MUSEU MAM
Depois do descanso, é hora de conhecer o Museu de Arte Moderna de Salvador, que é um primor! Atenção para o fato de que não há estacionamento por ali, então dê preferência para ir de Uber.
O MAM fica muito bem localizado ao lado da Praia da Gamboa, então a sugestão é ir de tardinha, ver as obras e depois curtir o pôr do sol ali mesmo, com um visual lindíssimo. No dia que fui tinha um barzinho vendendo bebidas (preço salgado!). Vale a pena acompanhar a página do museu antes de ir, acontece vários eventos por lá, e é uma boa oportunidade de participar.
Ainda tem a Prainha do MAM que não estava com acesso livre no dia que fui. Parece que liberaram novamente, procure se informar no dia da sua viagem.
Esse museu têm obras instigantes de arte moderna mesmo, como o nome diz. Nem todo mundo curte, mas eu gostei bastante. O acervo é grande e se quiser ver tudo, reserve ao menos 1 hora para visitar as obras, antes de ver o entardecer.
VALOR: Gratuito (maioria das exposições)
Espero que você aproveite o máximo essas dicas e curta muito Salvador, como eu curti!
Até a próxima!