O reality Casamento às Cegas é um formato que rodou e o mundo e faz bastante sucesso - prova disso são as várias temporadas e versões de países - e permitindo que a gente entenda um pouco sobre como cada cultura lida com amor, casamento, relacionamentos, família e exposição na mídia. Esse ano, a Alemanha entregou sua primeira temporada e vamos analisar ela nesse post. Será que deu tudo errado?
Esse post contém spoiler da 1ºtemporada!
(Este post não foi escrito com IA)
ILIA E ALINA - UM CONTO DE FADAS?
Incialmente, na fase das cabines, eu gostei desse casal, mas nada impactante. Visualmente, achei que os dois combinavam muito e que poderia dar super certo. Apesar do triângulo nas cabines com a Hanni - aliás, que temporada cheia de trios! - não vi sinais do que estava por vir.
Na fase da lua de mel, Ilia irritou muiita gente. Ele meio que foi de Rivo - se você já viu CAC 50+ do Brasil - e perdeu completamente o rumo quando viu pessoalmente a Hanni. A participante, que se destaca pelos cabelos loiros, olhos azuis e corpo padrão, chamou a atenção de Ilia, o que rendeu conversas desconfortáveis de assistir entre os dois, enquanto ele insista em seus depoimentos que Hanni era muito interessante e que era muito difícil ver ela. Não sei vocês, mas a vontade minha era tirar a Alina dali e levar ela embora. Que situação bizarra foi essa que ele expôs a futura esposa dele? Isso só piora quando a gente lembra que ele revelou já ter traído quando tinha 19 anos. Será que faz tanto tempo assim mesmo?
Isso somado ao fato dele dar um peso maior a relação sexual com Alina, que ainda não tinha acontecido, fez com que eu tomasse ranço rapidinho da cara dele. Inclusive o mesmo chegou a dizer que talvez quando ele tivesse relação sexual com a Alina, ele iria esquecer a Hanni (??).
Enfim, esse surto só termina depois que a Alina resolve dizer para ele que vai embora se a obsessão pela Hanni não passar. E eu não diria que passou, porque os casais só se encontraram uma vez na temporada toda, o que me causou estranhamento. Então acaba que não conseguimos ver se ele realmente superou. Mas de toda forma, Alina quer muito que dê certo e os dois parecem estar envolvidos. Ela me pareceu sonhadora demais em alguns momentos e capaz de tudo pelo amor. No momento que ele pontua sobre ela morar na cidade dele, Alina diz que ele estava sendo racional demais. Isso me faz ver que realmente era queria estar com ele independente de tudo.
Bom, acho surpreendente o sim do Ilia. Não sei se foi a pressão do momento, mas enfim. Chocante que eles ainda estão juntos e pelo que encontrei na Internet, continuam juntos. Tenho pena da Alina e nem vendo tudo que foi exposto, ela continua do lado dele. Enfim.. Só faltou a surpresa ser um bebê. No fim das contas, esse é o único casal que 'funcionou' no programa inteiro.
JEN E MARCEL (O VEGANO) - NEM TUDO É SILÊNCIO
Logo nos primeiros depoimentos do Marcel, já dei o apelido carinhoso para ele de vegano, por carregar esse tipo de 'cara diferente, meio esquerdomacho'. Provavelmente você, como eu, achou que ele seria legal, porque ele foi legal com a Jen nas cabines, de fato. Mas todos nós caímos bonito do cavalo, bem rápido!
Que desconfortável assistir as cenas do vegano, olhando para a Jen em silêncio. Coitada dessa mulher, aguentou muito e ainda foi simpática! Simplesmente impossível, ele não demostrava nada, não fazia esforço algum para se conectar e nem sequer se tocou que o negócio estava ruim. Por ele, tinha chegado até o altar para falar não, com tranquilidade. Sinceramente, gente! Que péssimo.
Imagino os coitados dos produtores tentando colher algum depoimento dele enquanto ele fala devagar e pensa e faz o silêncio dele. Não tem nem muito o que dizer.
No Reencontro, Jen hablou muito!! Inclusive coisas que não vimos na edição (essa edição deixou de mostrar muita coisa!). Que ele tolhia ela, tolhia o jeito dela ser, o comportamento. E ele nem conseguiu formular algo convincente para se defender. Que cara péssimo...Chega, próximo casal.
TOLGA E SHILA - A GENTE JÁ SABIA QUE IA DAR RUIM
Desde que ele apareceu na tela, já me passou a energia de mulherengo, coisa que ele mesmo afirmou ser. Ou seja, ele não queria casar, foi lá para divertir e aparecer. Para mim, ele não gostou da aparência da Shila e foi por isso que deu errado. Acho que foi o novo recorde de rompimento, 3 dias. Não terminaram nem a lua de mel..
Aí pouco depois eles se reencontram e ele conversa com a Hannah. Fala que está interessada nela e tals, mas a melhor parte é quando ela pergunta faz ele chegar na conclusão que ele escolheu a Shila por ego, e nada mais.
Senti falta de tocarem nesse assunto no reencontro (Hannah). Shila também hablou bastante e deixou claro que o Tolga não é uma pessoa boa (mais coisa que a edição não mostrou direito), e de quebra ainda deu uma sapatada no Daniel que estava tentando defender ele. Pelo que pesquisei na Internet, não rolou com a Hannah também.
PASCALL E SHELA - ESQUECIDOS NO CHURRASCO
Oh, eu nem lembrava deles direito até aparecerem no reencontro. O Pascal super em cima do muro desde o primeiro momento, não passou carisma, nem segurança, nem nada. Acho que a Shela devia ter ficado com o Fabio, mas enfim. No meio da confusão de flertes na cabine, ela acabou com o Pascal que também mal terminou a lua de mel. E o Fabio que estava conversando com duas, ficou sem nenhuma. Que bagunça. E nenhum deles dá as caras no reencontro, ponto fraco da edição, hein.
Ao menos Pascal foi sincero e não ficou rendendo o que não tinha futuro. Mas imagino o desespero da produção, com menos dois casais ainda na lua de mel.
MEDINA E SALLY - REPESCAGEM
Com a perda de dois casais, a produção repescou a Sally, que abandonou o Medina logo ao conhece-lo. Ninguém questionou ela de frente do porque o Medina foi abandonado, no final das contas. Ele também não é tão orgulhoso assim e acabou aceitando ir morar com ela. Mas putz, que casal sem química hein. Se eles de fato estavam apaixonados, como audiência, não senti nada disso. O mais bonito foi aquele exercício de 5 minutos se olhando, mas paixão mesmo, não me passou. Que bom que ela disse não, porque eu acho que não ia para frente.
Ah, a personalidade dela no cotidiano estava muiito diferente nas cabines. Bem mais contida.. Não sei se rolou um toque da produção..
DANIEL E HANNI - A ASCENÇÃO E A QUEDA DE UM CASAL
De todos os casais, esse era o que tinha mais energia de 'protagonista'. Os dois são muito bonitos juntos e a história deles estava ótima, até a palhaçada da Hanni com o Ilia. O Daniel me surpreendeu muito, achei ele super compreensivo, carinhoso, companheiro com a Hanni. Passou maior pano para ela.
Os dois tiveram conexão desde a lua de mel, foi bonito ver. Mas não dá para culpar só o Ilia pelas conversinhas que eles tinham, porque ela também procurava e alimentava aquilo, até certo ponto. Depois da festa, ela fala com o Daniel que não quer ver o Ilia mais, e como já disse, não tivemos oportunidades de junta-los. Talvez a produção ficou com medo de dar ruim e perder os poucos casais que ainda tinha no programa e evitou isso.
Foi agoniante ver a Hanni indo casar. Os depoimentos dela eram todos sobre estar confusa, sobre estar sozinha na própria cabeça e sei lá mais o que. Não sei se de fato ela pensou que sairia casada do experimento e se essa era mesmo a intenção dela. Ela diz não para o Daniel, que fica meio bravo na hora, mas... No reencontro a gente vê que eles continuam de rolo até aquele momento. Para mim, ela está se aproveitando dele como suporte emocional e ele está apegado demais sem conseguir enxergar isso.
E no reencontro o negocio fica tenso. Metralharam a Hanni, mas eu achei que passaram pano demais para o Ilia, jogando toda a culpa na mulher, claro. Tem coisas que ela não conseguiu se explicar, como porque ela ficou procurando o Ilia se não havia interesse nele? Parece que ela ficou bem famosa nas redes sociais também e os outros participantes acusaram ela de buscar só exposição.
E aqui uma coisa cultural interessante: no Brasil, praticamente todo mundo vai querendo exposição. Quantos deles hoje em dia não trabalharam com as redes - ou tentam trabalhar? Enquanto que lá isso é um grande absurdo, aqui é meio normal. Mas óbvio que a qualidade do programa é muito pior com participantes que só querem se expor.
Mas e aí, deu tudo errado?
Até que conseguiram entregar um casal, mas isso não necessariamente é a prova de uma boa edição. Para mim, a boa edição é quando a gente sente que boas histórias foram contadas e que os personagens (encaro ele como personagens no programa, recortados em suas personalidades) foram desenvolvidos. No balanço final, a sensação que a maioria dos casais não conseguiram se entregar - independente de terem ficado juntos ou não - empacando um pouco o desenvolvimento. De toda forma, eu acho interessante assistir outras culturas e não acho que foi um fracasso total - tanto é que teremos segunda temporada.
E você, o que achou? Qual sua edição favorita de Casamento às Cegas? Me conta aqui!